Conheça um pouco sobre nossa história
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Sobre a escola de música UEM

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

ESCOLA DE MÚSICA

HISTÓRICO

O ensino de música na Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem seu início no ano de 1979 como uma atividade de apoio ao Coral Universitário, recém-criado. Com o crescimento do interesse pela aprendizagem musical, surge logo depois a Casa da Música, organismo vinculado à Diretoria de Cultura (DCU), setor conjunto com a então Diretoria de Promoção e Difusão Cultural (DPD).

Em 1984, com o aumento da demanda por cursos e eventos musicais, vários projetos são desenvolvidos na Casa da Música, tais como o Conjunto de Música de Câmara, envolvendo alunos e professores na prática de música em conjunto, o Duo de Violões, projeto de divulgação do repertório violonístico para essa formação, o Música vai à Escola, incentivando alunos das escolas municipais e estaduais (ensino fundamental e médio) a conhecer diferentes instrumentos e se interessar pelo estudo da Música. Posteriormente, a chamada Semana de Artes também teve grande repercussão ao promover palestras, oficinas, workshops e recitais com a participação de músicos em formação e de profissionais convidados de outras regiões do estado e do país. Como resultado dessas iniciativas todas em favor do ensino e da produção musical na Universidade, foi criado o Curso Técnico em Música, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, no ano de 1994, com as habilitações em Instrumento/Canto e em Musicalização.

Entre 1995 e 1996 organiza-se o Curso de Especialização Introdução à História e à Estruturação da Música, primeiro em nível de pós-graduação na UEM, com participação de professores da casa e convidados provenientes da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em 2001, a antiga Casa da Música passa a se chamar Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá – Educação Profissional (EMU), vinculada à DCU pertencente agora à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Em 2002, a Escola de Música passa a integrar a comissão que elabora o projeto de criação e implantação do Curso de Graduação em Música na UEM (Bacharelado e Licenciatura). Em 2003 o Curso Técnico se reestrutura para atender a novos dispositivos legais que norteiam a educação profissional, culminando, em 2014, com uma unificação de cursos e passando então a se chamar Curso Técnico em Instrumento Musical.

Vinculando-se ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) a Escola de Música, desenvolve, juntamente com os cursos ofertados, outros importantes projetos de extensão dentre eles o Conjunto de Flautas Doce, o Grupo de Choro, o Radiodifusão Educativa de Música Erudita, e o Música e Saúde. Mais recentemente, são também projetos que se destacam o Oficina do Som, o Orquestra de Flautas, em parceria com o Departamento de Música (DMU), e o Harmonic Flute Ensemble. A Escola de Música, ao longo de sua existência tem primado em organizar-se administrativa e pedagogicamente, possibilitando grande desenvolvimento à formação básica em música, com cursos e projetos de extensão universitária bem como à formação de profissionais de nível técnico. Ao quadro de professores da Escola de Música junta-se uma equipe auxiliar formada por ministrantes, monitores e secretariado. Dessa integração de esforços resulta a formação de mais de 100 técnicos profissionais e centenas de alunos extensionistas, muitos dos quais sendo beneficiados, ao longo dos cursos com bolsas de estudo oferecidos pela própria instituição.

Conhecendo o Campus

Visite o Site da UEM e conheça o nosso Campus Sede em Maringá, onde a Escola de Música está localizada (Bloco 117)

Cadastre-se em nossa newsletter.