23 de Novembro de 2019
Prokofieff e Martinú - Flauta e Piano

Maravilhosos os movimentos das Sonatas de Prokofieff e Martinú para flauta e piano apresentados pelo duo Geraldo Majela Brandão Ribas (piano), da Escola de Música da UEM e Wellington Tangi Miguel (flauta), formando pelo Departamento de Música da UEM (classe do Prof. Bernhard Fuchs).

A Sonata de Sergey Prokofieff, em Ré Maior Opus 94, para flauta e piano foi composta em 1943, ano em que compositor trabalhava também sua ópera Ivan o Terrível. A sua estreia deu-se em Moscou aos sete de Dezembro de 1943 tendo à flauta Nicolai Kharkovsky, acompanhado ao piano por Sviatoslav Richter. Há uma transcrição dessa Sonata para violino e piano assinada pelo próprio compositor. Os movimentos são quatro: I. Moderato; II. Scherzo: Presto; III. Andante e, IV. Allegro com brio.

Dois anos mais tarde, em 1945, Bohuslav Martinú compunha sua Sonata para flauta e piano H. 306 durante sua estada nos Estados Unidos da América onde se refugiou da ocupação alemã na França. A Sonata foi composta para o flautista George Laurent, da Orquestra Sinfônica de Boston. Sua estreia deu-se em Nova York aos 18 de Dezembro de 1949 tendo à flauta Lois Scheafer. Seus movimentos, em número de três são: I. Allegro Moderato; II. Adagio e, III. Allegro poco moderato.

Os movimentos iniciais  de ambas as sonatas foram notavelmente interpretados pelo referido duo na noite de ontem (22/11/2019) no Auditório Shizuko Myiamto, da Fundação Luzamor, durante o recital de formatura de Tangi Miguel, ocasião em que também se apresentou a Orquestra de Flautas da UEM sob Regência de Alexandre Gonçalves.