23 de Novembro de 2019
Prokofieff e Martinú - Flauta e Piano

 Maravilhosos os movimentos das Sonatas de Prokofieff e Martinú para flauta e piano apresentados pelo duo Geraldo Majela Brandão Ribas (piano), da Escola de Música da UEM e Wellington Tangi Miguel (flauta), formando pelo Departamento de Música da UEM (classe do Prof. Bernhard Fuchs).   

A Sonata de Sergey Prokofieff, em Ré Maior Opus 94, para flauta e piano foi composta em 1943, ano em que compositor trabalhava também sua ópera Ivan o Terrível. A sua estreia deu-se em Moscou aos sete de Dezembro de 1943 tendo à flauta Nicolai Kharkovsky, acompanhado ao piano por Sviatoslav Richter. Há uma transcrição dessa Sonata para violino e piano assinada pelo próprio compositor. Os movimentos são quatro: I. Moderato; II. Scherzo: Presto; III. Andante e, IV. Allegro com brio.

 

Dois anos mais tarde, em 1945, Bohuslav Martinú compunha sua Sonata para flauta e piano H. 306 durante sua estada nos Estados Unidos da América onde se refugiou da ocupação alemã na França. A Sonata foi composta para o flautista George Laurent, da Orquestra Sinfônica de Boston. Sua estreia deu-se em Nova York aos 18 de Dezembro de 1949 tendo à flauta Lois Scheafer. Seus movimentos, em número de três são: I. Allegro Moderato; II. Adagio e, III. Allegro poco moderato.

 

Os movimentos iniciais  de ambas as sonatas foram notavelmente interpretados pelo referido duo na noite de ontem (22/11/2019) no Auditório Shizuko Myiamto, da Fundação Luzamor, durante o recital de formatura de Tangi Miguel, ocasião em que também se apresentou a Orquestra de Flautas da UEM sob Regência de Alexandre Gonçalves.

 

Outras notícias
5 de Fevereiro de 2020
Novo Tempo - Organização do Acervo
continuar lendo
21/09/2020
Programas pela UEM Fm
continuar lendo
31 de Dezembro de 2019
A Escola de Música da UEM Deseja um Feliz 2020
continuar lendo
10 de Dezembro de 2019
Novos alunos para 2020
continuar lendo
13 de Dezembro de 2019
Alunos de Extensão (piano) fazem recital de final de ano
continuar lendo
22 de Outubro de 2019
Escola de Música no Calil - Laboratórios de Performance
continuar lendo
Newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter.